Está a decorrer na Ativo em Casa um projeto
intergeracional para os nossos clientes.
No passado dia 13 de Dezembro de 2018, quatro clientes da Ativo em Casa, duas das quais ao abrigo do protocolo com a Leões de Portugal, Associação de Solidariedade Sportinguista, foram visitar os jovens do Projeto Tertuliando da Associação Cultural Conta Cenas em Coruche.
Esta foi a primeira visita entre muitas, onde se pretende que vários seniores se desloquem a Coruche para ensinar às crianças ou aprender com as crianças sobre algo que saibam ou que seja do seu interesse aprender.
As nossas senhoras, partilharam receitas e pequenos truques de cozinha com os mais novos e até mesmo entre si. Fizemos em conjunto uma Torta de Laranja, Rissóis de Camarão e torcidinhos (bolos secos).
Os Jovens deliciaram-se a ajudar, e a aprender. Foram momentos mágicos que primaram pelo respeito, sentido pelos mais velhos e o carinho e atenção sentidos pelos mais novos ao longo destas horas de atividades.
Nestes contactos mais que a troca de saberes existe a troca de valores que só se aprende numa relação intergeracional. Vamos partilhando mais notícias.
A Ativo em Casa associou-se a vários parceiros para desenvolver um projeto de combate à solidão do sénior através do contacto com crianças e jovens. O Projeto decorre em duas modalidades, disponíveis para os nossos clientes:
1–Modalidade de troca de cartas – onde os nossos seniores irão trocar correspondência com uma turma do terceiro ano de um colégio de Lisboa ao longo deste ano letivo. Para cada sénior será atribuído uma a duas crianças para escrever cartas. Nesta modalidade está previsto um encontro entre os participantes para “avós” e “netos” emprestados se conhecerem pessoalmente. Parceiros desta modalidade: Colégio Sá Miranda ; Centro de Dia da Associação de Auxílio Social de São Sebastião da Pereira
2– Modalidade de plataforma digital– Como queremos estar sempre um passo à frente, não nos contentamos com a escrita de cartas. Desafiamos um projeto destinados a jovens em Coruche a desenvolver contacto com os nossos seniores através da plataforma de Whats App. Os seniores que não possuem os smartphones podem participar por intermédio da Psicóloga da Ativo em Casa ou dos familiares, estreitando assim os laços afetivos no núcleo familiar.
Também nesta modalidade está previsto o contacto pessoal entre os jovens e os seniores, onde se pretende que os mais velhos ensinem algo de novo aos mais novos. Os nossos seniores vão até Coruche a cada dois meses. Parceiros desta Modalidade: Associação Cultural de Coruche Conta Cenas– Projeto Tertuliando; Leões de Portugal, Associação de Solidariedade Sportinguista.
O Projeto terá inicio já neste mês de Novembro de 2018, e durará até ao final do ano letivo. Estamos em pulgas para ver como irá evoluir.
As cartas para os Alunos do Colégio Sá de Miranda já foram enviadas.
Na modalidade descrita de carta já recebemos as primeiras cartas da turma da quarta classe do Colégio Sá de Miranda, ainda no Natal a desejar um feliz Natal aos 10 seniores que receberam as cartas com muito entusiasmo. Entretanto, já escrevemos ao longo do mês de Janeiro as cartas de resposta e enviamos para o Colégio.
Os seniores que fazem parte deste projeto estão empolgados com a resposta das cartas.
No passado dia 26 de Fevereiro a Ativo em Casa juntou na Rubrica de Rádio Vamos Pintar a Manta as parceiras de Intergerações (Inês Novais do Projeto Tertuliando de Coruche ) e Daniela Reis ( Representante da Leões de Portugal) para falarem da experiência deste projeto e o que em conjunto aprendemos desta sinergia intergeracional. Espero que gostem!