Conheça a nossa equipa




Diana Tavares
Diana Tavares Proprietária e Fundadora da Ativo em Casa, exerce a função de psicóloga. Concluiu em 2009 o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde – Núcleo de Sistémica na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
Desenvolveu a tese de mestrado sobre a aplicação das experiências de fluxo em contexto sénior, com nota de 18 valores, que lhe deu a conhecer a Psicologia Positiva, levando-a a participar no primeiro congresso mundial de Psicologia Positiva em Filadélfia, EUA no ano de 2009. Participou em várias formações na área de Envelhecimento.Em 2016 concluiu a pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada e fundou a Ativo em Casa. A sua experiência profissional até fundar a Ativo em Casa engloba:
Voluntariado no Programa Mais Voluntariado Menos Solidão da Santa Casa da Misericórdia (2006-2008);
Trabalhou como Psicóloga em equipas de intervenção social, realizando sessões de acompanhamento psicológico individuais e familiares;
Desempenhou a função de psicóloga em contexto de lar, sendo posteriormente convidada para o cargo de Diretora Técnica de duas instituições até fundar a Ativo em Casa.
Desde que fundou a Ativo em Casa, participa como oradora em congressos e colóquios, deu aulas em Universidades Sénior, participou na rubrica de rádio Vamos Pintar a Manta.

Na Ativo em Casa: É responsável pelo planeamento e desenvolvimento de todas as atividades individuais ou em grupo, no espaço Ativo em Casa ou nos espaços de parceiros da Ativo em Casa.



Vanessa Alves
Vanessa Alves é Licenciada em Psicologia Clínica pelo Instituto Universitário – ISPA e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Instituto Piaget.
Durante o seu percurso académico realizou o estágio curricular no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. Atualmente, encontra-se frequentar uma pós-graduação em Neuropsicologia Clínica e Intervenção Neuropsicológica. Possui o Certificado de Competências Pedagógicas emitido pelo IEFP.
É Assistente de Investigação em projeto de doutoramento do ISCTE-IUL sobre a memória.

Na Ativo em Casa desempenha a função de Psicóloga, desenvolvendo sessões em grupo e projetos nas instituições parceiras da Ativo em Casa. Realiza também avaliações individuais.



Ecaterina Balatel
Licenciada em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias de Lisboa e é membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Durante o seu percurso académico realizou um estágio em Cuidados Paliativos na Clínica S. João de Ávila/Instituto S. João de Deus. Após a finalização do Mestrado, também desempenhou a função de psicóloga voluntária na Unidade de Cuidados de Paliativos e na Unidade de Convalescença, no Hospital da Nossa Senhora de Arrábida.
Recentemente concluiu uma Pós-Graduação em Neuropsicologia de Intervenção. Desde 2019, realiza intervenção ABA na Nurture and Nature, desenvolvendo atividades de treino cognitivo com crianças.

Colabora com a Ativo em Casa nas sessões individuais de acompanhamento psicológico e de treino cognitivo e também nas sessões em grupo sociais, de psicologia e de treino cognitivo, desde Novembro de 2021.



Sara Gomes da Cruz
Sara da Cruz Gomes é Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologiada Universidade de Lisboa. Em 2021 concluiu a Especialização em Avaliação e ReabilitaçãoNeuropsicológica da Infância à Idade Adulta.
Possui Certificado de Competências Pedagógicasemitido pelo IEFP.Iniciou a sua atividade profissional na área das perturbações do neurodesenvolvimento, levando a cabo a avaliação psicológica e a intervenção individualizada com a população pediátrica.
Posteriormente, a sua experiência profissional passa pela rede nacional de cuidadoscontinuados, onde é responsável pela avaliação neuropsicológica e implementação de práticasde reabilitação neuropsicológica na população com doença crónica/lesão cerebral.

Colabora com a Ativo em Casa, onde desempenha a função de Psicóloga, desenvolvendosessões individuais de acompanhamento psicológico e de treino cognitivo, como tambémsessões em grupo de treino cognitivo em instituições parceiras da Ativo em Casa.



Catarina Coelho
Catarina Coelho é Licenciada em Ciências Psicológicas pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Mestre em Psicologia da Saúde pelo ISPA.
Desempenhou a função de Psicóloga Clínica durante o seu estágio profissional para a Ordem dos Psicólogos Portugueses num Centro Clínico em Lisboa, onde realizou avaliações psicológicas e acompanhamentos individuais a crianças, adolescentes, adultos e grupos de intervenção terapêutica com crianças. Recentemente, fez uma Especialização Avançada em Psicologia Clínica e da Saúde em Contexto Escolar pelo Instituto CRIAP e tem formação profissional pela OPP de Intervenção Psicológica com Adultos Mais Velhos.

Atualmente, encontra-se a trabalhar em contexto de clínica privada e exerce a função de Psicóloga na Ativo em Casa, onde desenvolve sessões em grupo nas instituições parceiras.



Sofia Magalhães
Sofia Magalhães é Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Unidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Durante o seu percurso académico realizou o estágio curricular no Serviço de Avaliação Psicológica, no Hospital S. Francisco Xavier, junto da população infanto-juvenil.
Possui uma Especialização Avançada de Terapia Familiar e de Casal (certificada CRIAP). Atualmente, trabalha tanto em contexto público e privado, com a população em geral das diversas faixas etárias, onde efetua avaliações e/ou acompanhamentos psicológicos.
Colabora também em projetos com populações específicas, nomeadamente, a do espectro do autismo. 

Colabora com a Ativo em Casa, onde desempenha a função de Psicóloga, desenvolvendosessões individuais de acompanhamento psicológico e de treino cognitivo, como tambémsessões em grupo de treino cognitivo em instituições parceiras.



Rafaela Almeida
Rafaela Almeida é Licenciada em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza, pós graduada em Gerontologia pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em Saúde e Envelhecimento pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
Esteve sempre ao serviço na área do envelhecimento. A sua última função foi como Diretora Técnica de uma residência em Lisboa, função que desempenhou nos últimos dez anos.
Tem diversas formações e atua ainda como Terapeuta Integrativa. Como Terapeuta Ocupacional há quase 20 anos, encontra no contacto com as pessoas de mais idade uma verdadeira missão, que desenvolve com um olhar integral e holístico.

Atualmente, está ao serviço como Terapeuta Integrativa; Terapeuta Ocupacional em contexto de Centro de Dia e exerce funções como Gestora de Parceiros na Ativo em Casa.



Márcia Viana
Marcia Perre Viana é licenciada em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada desde 1996.
É especialista em Psicologia Clínica e da Saúde atribuída pela comissão instaladora do Colégio de Psicologia Clínica e da Saúde da Ordem dos Psicólogos em 2016.

Na Ativo em Casa desempenha a função de Psicóloga desenvolvendo sessões de acompanhamento psicológico em contexto de Residências Seniores e domicílio.
Desenvolve também sessões em grupo com programas de estimulação cognitiva e social