Artigos

Ciclo de conversas com cuidadores

Ciclo de conversas com cuidadores

Uma das bases de intervenção da Ativo em Casa, é a Psicologia Sistémica. Em contexto de intervenção não olhamos só para o adulto mais velho, olhamos sim para o adulto mais velho como fazendo parte de um sistema (a família e as relações pessoais, a comunidade, a cultura e os acessos à mesma…). Desta forma, quando intervimos com o adulto mais velho, não temos de comunicar só com ele, comunicamos também com os cuidadores, quando aplicável tendo em conta razões éticas e deontológicas.

A comunicação com os cuidadores é fulcral do nosso ponto de vista, particularmente junto de cuidadores de adultos mais velhos com demência e que não tenham consciência do seu estado. A comunicação com os cuidadores pode passar pela transmissão de informação sobre a saúde e previsões de evolução, com indicação dos sinais a estar alerta, pode também passar por orientar os cuidadores de forma a não se desgastarem emocionalmente.
É por essa razão que lançamos o Ciclo de Conversas com Cuidadores, que ocorre a cada dois meses com um tema diferente em horário pós-laboral.

As sessões são gratuitas, acompanhadas de um lanche e sempre informais, para permitir a troca de experiências.
Temos uma grande vantagem nos nossos grupos: conseguimos juntar cuidadores formais (que desempenham a sua atividade profissional na área de cuidar) cuidadores informais (pessoas que cuidam de coração, como é o exemplo de familiares) e técnicos da área do envelhecimento. Desta forma todos aprendemos com todos e crescemos nas partilhas de estratégias de cada cuidador.

Próxima sessão:

Dia 25 de Julho de 2024 às 18:00horas
Tema: Como cuidar, evitando o Burnout e o cansaço extremo

Deixar um Comentário

Works with AZEXO page builder
© Todos os direitos reservados | wecoDEK, Lda