Artigos

Projeto Amigos por Correspondência

Projeto Amigos por Correspondência

Projeto Amigos por Correspondência

 

O envolvimento em relações interpessoais com pessoas que se identificam permite vivenciar experiências importantes ao longo do desenvolvimento enquanto ser humano. As relações de amizade são fundamentais para a experiência humana e desempenham um papel central do desenvolvimento individual, tornando mais importante ao longo das fases de vida. Estabelecer laços com indivíduos com quem se partilha interesses, valores e experiências pode tornar o processo de evolução mais rico, pois estas relações permitem-nos ter acesso a novas perspetivas de vida, e proporcionam o envolvimento emocional.

Quando se trata de seniores, a importância de estabelecer relações interpessoais significativas é crucial, pois a solidão e o isolamento social são problemáticas encontradas com frequência neste período da vida. A solidão é um problema em qualquer período da vida, mas torna-se particularmente relevante para pessoas idosas. Este é um sentimento desagradável, e que expressa a necessidade de os indivíduos estabelecerem interações sociais com um valor afetivo.

A promoção da saúde voltada aos seniores deve conter mais do que a promoção de adesão as terapêuticas e prevenção de doenças crónicas. Para atingir níveis ótimos de saúde, é relevante considerar a saúde como um todo, de modo a assumir uma perspetiva biopsicossocial. Deste modo, a forma mais eficiente para promover a saúde é considerando que o ser humano precisa de qualidade de vida a nível físico, psicológico e social. Logo, promover as relações interpessoais pode resultar num impacto na saúde global dos seniores, visto a solidão e o isolamento social ser um desafio que necessita da atenção dos profissionais e cuidadores informais.

A equipa da Ativo em Casa, tendo um modelo base de intervenção focado no bem-estar psicológico e sabendo que as relações sociais são um dos indicadores deste mesmo bem-estar desenvolveu o projeto Amigos por Correspondência. Este projeto tem como missão fomentar o desenvolvimento de relações interpessoais entre dois indivíduos seniores, através da troca de correspondência, com propósito de mitigar a perceção de solidão e o isolamento social, e promover o estabelecimento de novas relações significativas.

O projeto se desenvolverá a partir do emparelhamento clientes Ativo em Casa e utentes de entidades parceiras da Ativo em Casa, que irão trocar entre si correspondência. Este emparelhamento é feito de modo atencioso, levando em conta vários fatores como a cognição dos participantes, interesses e localização geográfica dos participantes. Além disto, o projeto Amigos por Correspondência permitirá indiretamente manter as funções físicas e cognitivas associadas à leitura e escrita das cartas com recurso um facilitador, quando necessário.

O projeto Amigos por Correspondência transcende a simples comunicação por cartas, pois ao promover estas novas relações, pretende-se potenciar um ambiente de apoio, compreensão e partilha de experiências entre duas pessoas que se encontram a vivenciar a mesma fase de vida, culminando no desenvolvimento de um novo vínculo afetivo e proporcionando uma sensação de pertença e conexão.

Acreditamos que ir além do desenvolvimento de sessões individuais e em grupo faz todo o sentido, por isso sempre que possível abraçamos projetos como estes e contemplamos os frutos dos mesmos. Estamos entusiasmados com este novo projeto da Ativo em Casa, que só foi possível desenvolver com a entrada da nova estagiária da Ativo em Casa, Rafaela Rabel.

 

Autor: Ativo em Casa

 

2 Comentários

  1. Maria José Arruda

    Espetacular essa iniciativa.Bem Hajam!

    • Amo receber correspondência mas a anos isto acabou que mim dera ter um amigo pra falar assim a verdadeira amizade

      Vamos resulcitar esta prática milenar

Deixar um Comentário

Works with AZEXO page builder
© Todos os direitos reservados | wecoDEK, Lda